Make your own free website on Tripod.com

  Home | E-mail | Core Web Labs | Aspecto Jurídico | Crimes

Na Mídia
Música
Artes
HQs
Tv
Vídeos
Disney

Nos Famosos
Beatles
Microsoft
Papa
Xuxa

Nos Desenhos
Pokémon
UFOs Terrestres

Nos Jogos
Games
RPG

Outros
Em 20 dólares
Nas Prop. de Cigarro
Nos Alimentos



 

 

 

 

 

 

 

 

 Artes

Tópicos:                                             Ir para 2ªParte - Nas Artes2
Nas Artes
- Introdução 
-
Mercado de Escravos - Estudo de Salvador Dali 
- Os Embaixadores - Hans Holbein - 1533
- Crianças chorando - Autor desconhecido
- Glossário:
- Mais Subliminar nas Artes
Nas Artes 2
- Nos desenhos
- Em uma sacola do McDonald's 

Introdução

É muito grande o acervo de material subliminar que temos encontrado no mundo das artes.
Muito provavelmente a maioria dos artistas nem sequer sabia o que era subliminar. Os enxertos que fizeram nos quadros, eram reflexos ou 'arquivos' escondidos na zona de penumbra, conforme classificou Jung. 
<Voltar>

Mercado de Escravos - Estudo de Salvador Dali

(Fonte: Lanners, Edi - O livro de ouro das ilusões-Ed.Tecnoprint (Grupo Ediouro)-1982-pag.104 )

Neste estudo de Salvador Dali, um dos nomes mais expressivos do surrealismo, você vê dois mercadores de escravos e alguns negros. Um deles, está de joelhos, como se pedindo clemência, diante de um dos mercadores. Esta imagem mostra subliminarmente, dentro da arcada,o busto de um idoso, Voltaire, que era contra a abolição da escravatura. Dali, se utilizou da arte para criticar a escravidão. Experimente olhar a imagem, com os olhos meio fechados: O arco entre as colunas é a cabeça; as cabeças dos dois mercadores formam os dois olhos de Voltaire.
<Voltar>


Os Embaixadores - Hans Holbein - 1533

No quadro abaixo, Holbein, pintor católico, representou os "embaixadores" Jean de Dinteville e o bispo [protestante] George de Selves. Uma das versões diz que Holbein, previa a morte iminente do embaixador junto à corte inglesa; outra versão diz que pelo fato do pintor ser católico e os personagens do quadro protestantes, ele previa a morte do protestantismo, através da caveira, ícone maior da morte, enxertada subliminar e anamorficamente neste quadro. Observe que na parte central einferior do quadro, existe uma "mancha", que na verdade é uma caveira, perceptível somente quando olhamos o quadro de lado. Para você ver a caveira sugerimos que olhe a imagem pela lateral do seu monitor!

(Fonte:O livro de ouro das ilusões-E.Lanners-Ed.Tecnoprint-1982-pág.59)

(Fonte:Conhecimento Secreto-David Hockney-Ed.Cosac&Naify)

Destacamos a "mancha" inserida propositalmente no quadro, observe:

Esta mancha na verdade, é uma caveira anamorfa, distorcida, ou seja, ela só podia ser percebida, quando o quadro era visto em diagonal, logo, a imagem era percebida a nível inconsciente, subliminar, através da visão periférica, confira:

Imagem 'endireitada' da caveira que, durante séculos, era apenas uma inocente mancha no meio do quadro... 
<Voltar>

Crianças chorando - Autor desconhecido

 

 

Quando invertemos este quadro (ponta-cabeça) a imagem que surge é de uma mão estrangulando a criança.

Este quadro que você vê agora é uma verdadeira raridade. Ele faz parte de um total de 27 quadros, que, em sua grande maioria, os personagens, geralmente crianças, curiosamente aparecem chorando. Há muitos anos atrás, o autor destes quadros esteve no programa "Fantástico" confessando que como nunca havia vendido um quadro em sua carreira, havia feito um pacto com as 'forças do mal' para que ficasse famoso. Arrependido do mal que fizera, pediu no programa que queimassem ou destruissem todos os quadros que encontrassem, pois eles traziam maus presságios, fluídos negativos, enfermidades e outros malefícios para quem os possuisse.Entendeu porque eu disse que essa imagem era uma raridade? Desde então começamos a checar os fatos, e para nossa surpresa, todos quantos tinham o quadro sofriam algum tipo de influência negativa, e ao seguir o conselho do pintor, a situação voltava ao normal ! Coincidência ? Observe que ao virar o quadro de ponta cabeça, o que era o pescoço do menino, agora é uma mão que esta estrangulando-o! Agora o detalhe que tem chocado a todos, trazendo um profundo mal-estar, é o fato de que a criança esta com a pupila, totalmente dilatada, apesar de haver luz no ambiente. Já estava portanto morta, ao ser retratada!

Neste quadro a imagem que surge é de um monstro engolindo o menino. 
<Voltar>

Glossário:

Holbein, Hans (o Moço): (Augsburgo 1497- Londres 1543) Pertencia à uma família de pintores, desenhistas e gravadores alemães. Fugindo da Reforma, exilou-se em 1526 em Londres, e depois fixou-se definitivamente na Inglaterra (1532) e tornou-se quatro anos mais tarde, o retratista oficial da corte, revelando-se um verdadeiro mestre. Holbein transcrevia a personalidade do modelo com objetividade naturalista.

JUNG, Carl Gustav: - (Turgóvia, Suiça -1875/1961) Considerado herdeiro das teses de Freud, com quem se encontrou em 1907. Foi Jung também quem introduziu a idéia de que a libido era sinônimo de 'energia vital' e a tese do 'inconsciente coletivo'.

Salvador DALI: Um dos maiores nomes da pintura surrealista do século passado. Dali viu na pintura um meio de registrar, com exatidão hipnótica, invençoes anti-racionais, criando complexas metáforas pictóricas de significado incerto e, portanto, ilimitado.

Surrealismo: Movimento que começou por volta de 1920, em Paris, no âmbito literário. O surrealismo explorava as possibilidades da escrita espontânea e estudava as implicações das novas teorias da psicanálise para a atividade artística. A teoria do Surrealismo artístico, que na época abrangia a literatura, pintura e escultura resume-se no seguinte: Em nossos sonhos e nos momentos em que a nossa imaginação domina o nosso intelecto, as associações e imagens surgem em nossa consciência, muito mais relevantes para a nossa existência real do que os temas convencionais tradicionamente usados nas artes. Isto já foi anteriormente reconhecido, em parte, no domínio da criação literária. Escritores alemães, por volta de 1800, frequentemente falavam de poesia surgindo do inconsciente do homem. Escritores como Baudelaire e De Quincey usaram drogas para 'facilitar' o acesso ao subconsciente.
<Voltar>
 


Mais Subliminar nas artes
                                              

                                                           Neste quadro: Você vê o casal 
ou a caveira?

Neste quadro: Você  enxerga 3 pessoas e um  animal morto?


Neste quadro: Você consegue enxergar vários rostos?

 

                                                                                                               Ir para 2ªParte - Nas Artes2   

Copyright © 2002 Subliminares.Com.Br. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Core Web Labs®.

            COMPRE!